WHISKAS BR

Entre uma chave principal abaixo para buscar por artigos e produtos.

[{"text":"Home","url":"\/"},{"text":"Comportamento","url":"\/comportamento"},{"text":"Curiosidades","url":"\/comportamento\/curiosidades"},{"text":"Os segredos do bigode do gato respondemos 8 curiosidades","url":""}]

Os segredos do bigode do gato: respondemos 8 curiosidades

Gato cinza com branco, olhos esverdeados, e bigode comprido, olhando para a foto, com a cabeça encostada em um móvel branco.

Os gatos são seres encantadores e cheios de mistérios. Para te ajudar a desvendá-los, hoje vamos falar um pouco mais sobre uma das grandes curiosidades que atiçam tutores e tutoras do mundo inteiro: os bigodes do gato.

Para começar, você sabia que o nome de WHISKAS® é uma versão estilizada da palavra 'whiskers', que significa 'bigode' em inglês? Se gostou dessa curiosidade, fique por aqui e confira 8 perguntas e respostas sobre o bigode dos felinos, a seguir!

1. Qual é o nome do bigode?

Os bigodes do gato são conhecidos, cientificamente, como vibrissas. Eles são identificados como os pelos mais compridos presentes no rosto do animal, tanto perto do nariz quanto acima dos olhos e nos queixos.

Gatinho ruivo, de olhos laranja e bigode longo, com a boca entreaberta, sentado em um fundo cinza.

2. Qual é a função do bigode do gato?

As vibrissas exercem diversas funções importantes no dia a dia do felino, como:

  • Obter orientação espacial para medir a distância entre o corpo e os objetos, além de ter noção de espaço para saber se consegue passar por determinado lugar;
  • Detectar partículas que se aproximam do rosto, como poeiras e grãos de areia que são levados pelo vento;
  • Perceber a temperatura do ambiente;
  • Manter o equilíbrio do corpo;
  • Melhorar a experiência sensorial;
  • Caçar sem precisar enxergar bem, já que o bigode fornece informações sobre o espaço, vento, força e distância.

3. Todo felino tem bigode?

A resposta é: não! Os gatos da raça Sphynx, mais conhecidos como “gatos pelados”, possuem uma pelagem muito curtinha e em pequena quantidade. Dessa forma, eles não possuem os fios longos que caracterizam o bigode.

Para se orientarem sem as vibrissas, os felinos dessa raça acabam utilizando as orelhas como forma de manter a noção espacial. Curioso, não é mesmo?

Gatinho filhote da raça Sphynx, com olhos azuis e pele clara, sentado na mão de uma mulher com uma blusa amarela de bolinhas,

4. Posso encostar no bigode do gato?

Não recomendamos que você faça isso. Como explicamos anteriormente, o bigode do gato é bem sensível e seu toque pode causar um grande desconforto no felino. Então, resista à tentação e não brinque com os fios, ok?

5. Pode cortar o bigode do gato?

Se não pode tocar, já deve estar óbvio que você não pode cortar o bigode. Por mais que você ache os fios compridos demais, eles são essenciais para a qualidade de vida do felino. Isso porque o tamanho das vibrissas está ligado à anatomia do gato e corresponde à maior largura do corpo dele. Assim, ele pode manter o senso de orientação e espaço.

Caso o felino tenha o bigode aparado, sua função sensorial poderá ser afetada de forma parcial ou total, fazendo com que ele apresente desequilíbrio e sofra acidentes por errar os cálculos na hora de saltar de um lugar para outro.

Além de afetar a saúde do gato, isso acaba causando um sentimento de frustação nele, por não conseguir realizar suas atividades como antes. Então já sabe, né? Deixe os bigodes como eles nasceram para ser!

Gato da raça Maine Coon, com pelo rajado, olhos verdes e bigode longo, olhando fixo para algo, em um fundo verde.

6. O bigode cai sozinho?

Sim e, inclusive, essa é uma das grandes curiosidades dos felinos. Assim como existe a troca de pelos, o animal também passa pela troca de vibrissas. Por isso, não se assuste se de repente encontrar alguns fios mais longos pelo chão da casa.

Nesse caso, você não precisa se preocupar com o comprometimento das funções do gato: quando a queda é natural, os fios novos já estão prontos para nascer e logo estarão do tamanho dos primeiros. Esse processo é tão rápido que muitos tutores e tutoras nem percebem a troca de bigode.

7. O que significa quando os bigodes quebram facilmente?

Bigodes quebradiços costumam indicar que há algo de errado com a saúde do gato. Na maioria dos casos, é sinal de má nutrição. Entretanto, também pode ser um sintoma de distúrbio ou doença mais grave.

Ao notar que as vibrissas estão fracas, quebrando ou caindo mais do que o normal, consulte um veterinário o quanto antes.

Gato preto de olhos amarelos com a pupila dilatada, deitado, olhando fixamente para um ratinho de brinquedo.

8. Como cuidar do bigode?

A gente já explicou que você não deve tocar nem cortar o bigode do gato, mas há outros cuidados que você também pode seguir para garantir a saúde dos fios e evitar que ele fique incomodado.

Como mencionamos, a má alimentação pode comprometer a saúde das vibrissas e torná-las fracas e quebradiças. Por isso, é fundamental que você ofereça refeições completas e balanceadas todos os dias, respeitando as quantidades ideais para cada felino.

E é claro que você pode contar WHISKAS® para cuidar dos bigodes! Nossas rações secas, sachês e petiscos oferecem os nutrientes necessários para cada fase da vida, incluindo zinco e ômega 6, que trabalham para manter os pelos e a pele sadios.

Todas as nossas receitas são desenvolvidas em conjunto com a equipe de veterinários e nutricionistas do Instituto Waltham de Ciência e Cuidado Animal, uma das maiores autoridades mundiais em nutrição e cuidado animal. Assim, seu gato cresce forte e saudável para explorar o mundo (ou a casa) ao seu lado. Clique aqui para conhecer os produtos em nosso site!

Depois de escolher seus alimentos favoritos, siga mais uma dica para evitar o desconforto dos bigodes: dê preferência para comedouros e bebedouros rasos e largos. Assim, quando o pet for se alimentar ou beber água, ele não irá encostar as vibrissas na borda dos recipientes. É um gesto simples, mas que faz toda a diferença no bem-estar dos felinos.


Gostou e quer conferir mais curiosidades sobre gatos? Então corra para o nosso site e desvende outros mistérios do universo felino. Não esqueça de compartilhar com a galera para deixar todo mundo atualizado!

Compre WHISKAS® a qualquer hora e em qualquer lugar

Procurando por produtos WHISKAS®?
Clique e confira nossas lojas parceiras