WHISKAS BR

Entre uma chave principal abaixo para buscar por artigos e produtos.

[{"text":"Home","url":"\/"},{"text":"Comportamento","url":"\/comportamento"},{"text":"Socializacao e adestramento","url":"\/comportamento\/socializacao-e-adestramento"},{"text":"Truques para adestrar seu gato sem complicacoes","url":""}]

Truques para adestrar seu gato sem complicações

Truques para adestrar seu gato sem complicações

Um filhote de gato cinzento dá a pata para uma mulher.

Não é sempre que você ouve a história de algum cuidador que se arriscou como adestrador de gato, né? Imagina conseguir lidar com a natureza exploradora desses animais tão inteligentes? Mas isso é mais comum do que se imagina. Mesmo sendo conhecidos pela forte personalidade e independência em relação ao dono e ao ritmo da casa, os gatos podem aprender alguns truques que vão melhorar sua convivência no lar.  

Na prática, todos os animais podem ser treinados, desde que as ações ensinadas estejam dentro de seus limites físicos e o reforço positivo seja devidamente respeitado. 

Um gato acinzentado é acariciado por uma pessoa.

E o que seria reforço positivo? É um método de recompensa por ação realizada pelo pet (de qualquer espécie) que esteja em algum processo de adestramento. Toda vez que ele realizar alguma ação conforme solicitada pelo tutor, ganha um petisco na mesma hora, como estímulo para reforçar sua repetição. Essa é uma técnica bem interessante para melhorar o relacionamento entre o animal e seu dono, criar mais intimidade e deixá-lo mais seguro no ambiente.  

Entre os principais benefícios no adestramento felino estão o condicionamento dele fazer suas necessidades na caixa de areia (alguns felinos curtem explorar outras possibilidades, né?), facilidade para mexer em suas patas para cortar as unhas e a importância da palavra “não” em determinadas situações. Ao adestrar um gato, o humano reforça a relação entre os dois, melhorando a comunicação sem desgastes ou atritos.

Um gato de pelo cinza claro é acariciado na cabeça, deitado sobre um carpete em tons de azul.

Mas é difícil adestrar? 

Não. Desde que você mantenha uma lógica invertida em sua cabeça. Por exemplo, você não quer que o gato suba em cima da geladeira. Mesmo assim ele sobe, mia, você vai lá e tira ele de cima. Essa atenção dada é o que o gato quer naquele momento. Assim como os cachorros, quanto mais ignorarmos eles durante essas “malcriações”, menos interesses eles vão ter em chamar nossa atenção fazendo o que não queremos.  

A lição vale para destruição de coisas enquanto você estava fora de casa. Respira, conta até 10 e não brigue com ele. Para um animal que quer chamar atenção, uma advertência é melhor do que nada. 

Quando você e seu gato estiverem em sintonia durante o treinamento, fica fácil partir para truques mais complexos e/ou engraçadinhos. O importante é sempre respeitar seus limites e recompensá-lo por todas as ações corretas. 

Não esqueça do principal ponto: seu gato não sabe que está sendo treinado. Mantenha o clima amistoso nas sessões para que ele tenha mais prazer ao aprender todos esses truques. Você tem o domínio da situação. 

O que não deve ser feito durante o adestramento? 

Separamos aqui algumas dicas do que deve ser evitado nos treinos. São orientações para você também ficar mais seguro durante essa jornada com seu bichano. Vamos lá: 

  • Sem petiscos fora de hora: esteja ciente de que seu felino pode ficar mal-acostumado com a possibilidade de ganhar petiscos todas as vezes em que ele realizar algum truque. Caso isso aconteça, você precisa ignorar seus miados e chamados fora de hora e só dar petiscos no momento dos treinos e não quando ele quer. Uma boa dica é separar um tipo específico de petisco para dar somente nos treinos, sem afetar sua rotina de alimentação. 
  • Não complique: evite começar com atividades ou truques muito complexos. Assim como as pessoas normalmente aprendem a andar de bicicleta com o auxílio das rodinhas primeiro para depois se aventurar sem, partir do básico, com calma e disposição, é a receita de sucesso para os treinos de qualquer ser vivo. Por isso, não exija atividades que estão fora das limitações físicas dele. 
  • Não faça treinos longos: Fique sempre atento com a disposição do gato durante os treinos. Calcule uma média ideal para ensinar os truques enquanto o bichinho tem energia para aprender e repetir. Pode não parecer, mas estimular o raciocínio dos animais é um desgaste de energia considerável para eles. 
  • Sem brigar: Cuidado também com reações mais enérgicas ou ríspidas contra o bichinho durante seu treinamento. Lembre-se que esse também é um teste para a paciência do adestrador. Se você brigar, pode colocar em risco todas as lições dadas até aquele momento.  

Lembre-se: Bater ou qualquer tipo de reação física é ineficiente e está fora de cogitação. É contra a lei, passível de multa ou prisão como punição.

Alimente a curiosidade e faça um caça-petisco para o seu gato. Confira no vídeo que fizemos junto com Cansei de ser Gato. É fácil e rápido!

Caça - Petisco para gatos | WHISKAS® + Cansei de ser gato

Compre WHISKAS® a qualquer hora e em qualquer lugar

Procurando por produtos WHISKAS®?
Clique e confira nossas lojas parceiras