Ajuda e FAQs

Principais dúvidas

Confira as principais dúvidas, uma delas pode ser igual a sua.

  • Qual a quantidade correta do produto para oferecer ao meu gato?

    Informamos que no verso das embalagens do produto há um guia alimentar impresso no qual você pode verificar a quantia adequada de alimento a ser oferecida para seu gato diariamente. Você deve se basear e se orientar pelo peso do animal ou no caso dos filhotes pela idade para calcular a quantia necessária, pois a recomendação varia de acordo com a fase de vida e porte do animal.

    O que seria esta camada gelatinosa branca por cima do produto WHISKAS® Lata patê? É gordura?

    Os alimentos WHISKAS® em lata são elaborados com carnes selecionadas vitaminas, minerais e gomas (tipo gelatina). As gomas protegem o alimento durante o transporte garantindo seu formato e consistência. Em geral localizam-se na porção superior da lata e tem coloração amarelo caramelo razão pela qual muitas vezes são confundidas com gordura.

    Posso oferecer alimento úmido misturada ao alimento seco? Qual a proporção?

    Sim, o alimento úmido pode ser oferecido como única fonte de alimentação e também misturado ao alimento seco, pois ambos são completos e balanceados. A proporção adequada baseia-se na medida e na quantidade de alimento necessária para o gato diariamente. Siga o guia alimentar.

    O alimento seco é nutricionalmente mais completo que o alimento úmido?

    Não, ambos os produtos fornecem uma alimentação nutricionalmente completa. O seu gatinho receberá todos os nutrientes para as necessidades diárias ao seguir as recomendações contidas nas embalagens.

    Quanto mais % de proteínas melhor é o produto para o animal?

    Não, na verdade o importante é a qualidade e não a quantidade de proteínas utilizada na receita. Proteínas em excesso, principalmente de baixa qualidade, irão ocasionar uma maior eliminação de proteínas nas fezes, pois grande parte delas não é absorvida pelo gato. Isto resultará em fezes escuras, com odor forte, frequentemente pastosas ou diarréicas. Além disso, você estará pagando por um alto teor de proteínas que não será aproveitado pelo seu gato. É fundamental, na escolha do alimento para o animal, saber a fonte de proteína utilizada na receita.

    O que é Sistema Triplo Controle? Para que serve?

    Sistema Triplo Controle® é um complexo de multinutrientes que comprovadamente ajudam na manuntenção do trato urinário saudável e promove o bem-estar geral do seu gato, proporcionando uma vida mais longa, saudável e feliz.

    Qual a diferença entre os produtos econômico, premium e super premium? Por qual motivo estas informações não constam nas embalagens?

    Trata-se apenas de uma classificação mercadológica dos alimentos destinados aos animais de estimação, as diferença básicas dizem respeito ao nível de digestibilidade entre os alimentos, sendo mais alta a medida que o alimento torna-se mais premium e a presença ou não de substitutos, alimentos premium e superpremium não consideram substitutos em sua formulação. O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, órgão responsável pela regulamentação dos alimentos para animais de estimação, não exige que esta informação esteja na embalagem e, por este motivo, ela não está presente.

    WHISKAS® é classificado como sendo qual tipo de alimento?

    WHISKAS® é um alimento Premium, e sua digestibilidade varia entre 80 a 85%, ou seja, o organismo do gato aproveita (absorve) cerca de 80 a 85% do alimento ingerido.

    A empresa comercializa seus produtos diretamente com os consumidores?

    A Mars Brasil não comercializa seus produtos diretamente com os consumidores, ou seja, os produtos estão disponíveis em pet shops, clínicas veterinárias, agropecuárias e pequenos e grandes varejistas.

    Qual a melhor maneira de armazenar o produto?

    O produto deve ser armazenado em local limpo, seco, longe da luz solar e de umidade. O local deve estar livre de resíduos de quaisquer materiais e sujeira, para evitar a presença de insetos e roedores. Recomendamos que o produto seja acondicionado em um local que não fique em contato com o chão ou paredes, e que se mantenha a embalagem bem fechada durante a utilização do produto. Lembramos que a embalagem original do produto é o melhor local para mantê-lo, pois foi desenvolvida justamente com este intuito. O alimento úmido deve ser acondicionado na geladeira após aberto.

    Por que nas embalagens de WHISKAS® está escrito USO PROIBIDO NA ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES?

    Todos os alimentos para animais de estimação que contenham em sua formulação qualquer tipo de ingrediente origem animal, obrigatoriamente devem declarar em sua embalagem "USO PROIBIDO NA ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES" por se tratar uma exigência do Ministério da Agricultura, órgão responsável pela fiscalização dos alimentos para animais de estimação.

    Se leite pode causar diarréia, por que WHISKAS® Filhotes e WHISKAS® Frango e Leite contém leite em sua composição?

    O leite de gata é bastante rico em lactose (20 a 25% em relação à matéria seca), mas bem menos que o leite de vaca. Durante as 5 primeiras semanas de vida, o filhote digere bem a lactose (principal açúcar do leite), graças à produção intestinal de uma enzima específica, chamada lactase. No desmame, a secreção de lactase diminui rapidamente de 75 a 90% . Esta perda da capacidade de digerir a lactose ocorre mesmo se o filhote continua recebendo leite após o desmame. Para evitar uma intolerância ao leite, é importante não fornecer mais de 1g de lactose por Kg, a um gato depois de desmamado. Isto equivale a um máximo de 20ml de leite por Kg de peso. WHISKAS® entende as necessidades dos gatos, por isto é formulado especialmente para atender suas particularidades, portanto não causa diarréia nos gatinhos, e ainda proporciona mais prazer durante a alimentação, já que o leite torna o alimento mais saboroso aos gatinhos.

    WHISKAS® pode causar Doença do Trato Urinário Inferior dos Felinos (DTUIF)?

    Não, WHISKAS® foi a primeira marca industrializada de alimentos para gatos do Brasil (lançamento em 1990) e durante alguns anos, era a única do mercado. Portanto, quando o proprietário levava seu gato com algum tipo de doença urinária ao veterinário, ele, por desinformação, associava ao alimento industrializado que o gato comia (WHISKAS®). Mas WHISKAS® não causa nem nunca causou nenhuma doença do trato urinário. Sabe-se que 85% das causas de DTUIF não tem nenhuma relação com a alimentação. Apenas 15% delas, são relacionadas a formação de cálculos, que podem ter um influência da alimentação se o alimento não tiver o nível de minerais e de pH controlados. WHISKAS® Seco é um alimento Premium completo e balanceado desenvolvido com a orientação dos médicos veterinários, nutricionistas e outros profissionais do Centro de Pesquisas WALTHAM®, a maior autoridade mundial no cuidado e nutrição de animais de estimação. Além disso, WHISKAS® controla rigorosamente os dois fatores níveis de minerais e pH, para o controle das doenças do trato urinário, o que garante que o produto ajuda no combate ao desenvolvimento dessas doenças.

    O que pode influênciar o gato doméstico a ter doenças do trato urinário?

    Com a domesticação do gato, ocorreram diversos fatores que contribuíram para a maior incidência de doenças do trato urinário inferior dos felinos. Dentre eles podemos citar:
    - Mudanças de hábitos alimentares e territoriais: hoje em dia, o gato tem a comida à sua disposição. Esse fato o predispõe a ter uma vida sedentária com pouca atividade fisica, uma vez que ele não precisa mais caçar para se alimentar. Com o confinamento do animal em apartamentos, gatis, casas, entre outros, as opções de ingestão de água disponível diminuíram. Muitas vezes, a sua água é trocada com pouca freqüência, fazendo com que o gato diminua o volume de água ingerido. O ideal é manter sempre bastante água fresca à disposição do animal. Outro fator importante a considerar é o nível de estresse que afeta o gato doméstico, pois ambientes barulhentos e agitados propiciam o aparecimento do estresse.
    - Machos não castrados x castrados: o comportamento do gato castrados, que urina para "marcar o seu território" e, além disso, pode ser agressivo, é o fator responsável pelo aumento do número de castrações realizadas nos últimos anos. Esses animais, após serem castrados, tornam-se mais calmos, menos ativos (aumenta a tendência à obesidade) e perdem o hábito de demarcar sua área. Sendo assim, o gato castrado urina pouco e bebe menos água, aumentando com isto a concentração e o tempo de permanência da urina na bexiga. Tal fato, em animais predispostos, favorece a formação de cálculos.
    - Manejo da bandeja sanitária: gatos que não têm acesso a rua ou “gatos de apartamento” geralmente urinam e defecam em locais restritos, sendo que, muitas vezes, o animal tem somente uma bandeja com areia sanitária à disposição para utilizar. A limpeza da bandeja é fundamental para que o gato não retenha a urina. Recomenda-se ter pela casa mais de uma bandeja sanitária por gato e colocá-las em lugares diferentes, de preferência longe do local onde se alimentam.

    Como se pode prevenir o aparecimento de Doenças do Trato Inferior do Felinos (DTUIF) em gatos?

    Como o cuidado adequado do gato é a forma mais eficaz de ajudar a prevenir o aparecimento de Doença do Trato Urinário Inferior dos Felinos (DTUIF), podemos fazer algumas recomendações:

    Alimentação: ofereça um alimento industrializado completo, balanceado e com níveis de minerais e pH controlados. Oferecer alimento úmido também ajuda, pois promove o aumento da ingestão hídrica e volume urinário, diminuindo a concentração de solutos na urina.

    Água: Ofereça bastante água limpa e fresca. O gato pode preferir beber água corrente ao invés de vasilhas. Neste caso, utilize fontes de circulação de água, como usadas em paisagismo e jardins.

    Bandeja sanitária: mantenha-a sempre limpa e, de preferência com areia sanitária granulada de qualidade, que absorva rapidamente a urina formando torrões. Os gatos evitam utilizar bandejas sujas ou localizadas próximo ao local de sua alimentação, acabando por reter a urina. Se tiver mais de um gato, faça o cálculo de 1,5 bandeja por gato. Ex.: 2 gatos = 3 bandejas. Limpe as caixas 2 vezes por dia.

    Estresse e sedentarismo: procure evitar situações de estresse, como passeios de carro, ambientes agitados e mudanças de rotina. Promova brincadeiras e interatividade com seu gato, estimulando a atividade e evitando o sedentarismo. Brinquedos, bolinhas de papel e caixas de papelão são boas sugestões.
    - Alimente seu gato em pequenas quantidades várias vezes ao dia, mantendo seu recipiente de alimentos sempre limpos e renovado.
    - Controle o peso de seu animal, evite obesidade.

    Quais os níveis de minerais e pH de urina de WHISKAS®?

    O Centro de Pesquisas WALTHAM® determinou os valores mínimos e máximos de cada mineral envolvido na formação de urólitos de estruvita e oxalato de cálcio, além do pH urinário e SSR (supersaturação relativa).
    Como podemos observar na tabela acima, WHISKAS® segue rigorosamente os parâmetros estabelecidos por WALTHAM®, ajudando no combate ao desenvolvimento de doenças do trato urinário.
    Estes valores são constantemente mensurados e controlados para garantimos a alta qualidade e superioridade da marca WHISKAS®.

    Com quantos anos o gato torna-se adulto?

    O gato torna-se adulto com 12 meses de vida.

    Meu animal consumia uma outra marca de produto e agora passei a utilizar WHISKAS®. Porém, ele está apresentando diarréia, por qual motivo?

    O fato do gato apresentar diarréia alimentando-se com WHISKAS® pode estar relacionado ao fato de alguns animais apresentarem o trato gastrointestinal sensível, e quaisquer mudanças bruscas na alimentação, que não sejam feitas de forma gradativa, podem levá-lo a ter fezes pastosas ou até mesmo diarréicas. O grau dos sintomas depende da sensibilidade do animal e varia de um indivíduo para outro. Portanto, trata-se de uma fase de adaptação do gato com o novo alimento e, para evitar que estes sintomas apareçam e/ou rejeição do alimento, recomendamos que a mudança seja de forma gradativa e da seguinte forma:
    1º dia - Ofereça 3/4 do alimento habitual e 1/4 de WHISKAS®
    2º dia - Ofereça 2/4 do alimento habitual e 2/4 de WHISKAS®
    3º dia - Ofereça 1/4 do alimento habitual e 3/4 de WHISKAS®
    4º dia - Ofereça somente WHISKAS®
    No caso dos animais mais sensíveis, a fase de adaptação pode se estender de 7 a 10 dias, seguindo-se a mesma orientação.

    Gatos podem comer alimentos para cães e vice-versa?

    Não. Cães e gatos são espécies diferentes e por isso apresentam necessidades nutricionais diferentes.WHISKAS® foi desenvolvido para atender as necessidades nutricionais dos gatos em suas diferentes
    fases de vida. No caso de alimentos para cães, recomendamos PEDIGREE® que é um alimento completo e balanceado.

    Onde são desenvolvidas as rações ?

    As receitas de WHISKAS® são desenvolvidas pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (R&D) da MARS com base nos estudos e pesquisas do Centro de Pesquisas Waltham na Inglaterra, a Maior Autoridade Mundial no Cuidado e Nutrição de Animais de Estimação.

    Quais os benefícios de alimentar meu gato com apenas alimento industrializado?

    O alimento industrializado é desenvolvido para suprir as necessidades nutricionais baseada em uma dieta completa, fornecendo todos os nutrientes, e balanceada, na quantidade e relação corretas. Uma boa nutrição contribui para maior vitalidade e energia, ossos mais fortes, pelagem mais espessa e com mais brilho, dentes mais fortes e mais limpos, menor produção de gases intestinais, qualidade de fezes, manuntenção da saúde do sistema imunológico, necessário para uma vida longa e saudável.

International ® 2017 Mars Incorporated - Todos os direitos reservados. WHISKAS® é uma marca registrada de Mars, Incoporated e suas afiliadas.