WHISKAS BR

Entre uma chave principal abaixo para buscar por artigos e produtos.

[{"text":"Home","url":"\/"},{"text":"Comportamento","url":"\/comportamento"},{"text":"Curiosidades","url":"\/comportamento\/curiosidades"},{"text":"Desmistificando supersticoes verdade sobre o gato preto","url":""}]

Desmistificando superstições: a verdade sobre o gato preto

Gato preto com olhos amarelos arregalados olhando fixamente para a frente, deitado em uma cesta de bambu com almofada

Infelizmente, as crenças populares são responsáveis por disseminar diversos mitos ao redor do mundo, e um deles é o de que o gato preto está associado à má sorte. Até hoje, essa lenda afeta diversos felinos, que são rejeitados e maltratados por quem acredita na superstição.

Para mudar esse cenário e assegurar a vida de todos os felinos, é preciso conscientizar a população sobre os mitos que cercam o gato preto e estimular a adoção responsável independentemente da cor.

A seguir, te contamos como surgiu a ideia de que gato preto dá azar e quais são os benefícios de ter um em casa. Você também confere dicas e cuidados de saúde que precisa ter ao adotar um felino. Saiba mais! 

Gato preto com pelos longos e olhos amarelos, deitado em uma manta bege

Quando surgiu a superstição de que gato preto dá azar?

A ideia de que gato preto é sinal de má sorte remete à Idade Média, quando diversas mulheres eram perseguidas por não se encaixarem nos padrões da sociedade e, por isso, consideradas bruxas. Nessa época, os gatos pretos eram comumente vistos como parceiros das bruxas. Logo, foram associados à imagem negativa que essas mulheres recebiam. 

Mesmo sendo uma mentira sem embasamento algum, essa crença se espalhou e até hoje contribui para o preconceito e maus-tratos que os gatos pretos sofrem na sociedade. Por isso, é extremamente importante combater a desinformação e estimular a adoção de gatos pretos. Podemos garantir que eles só levam amor e muita sorte por onde passam. <3

Quais são as raças dos gatos pretos?

Existem diversas raças com características únicas e incríveis. Confira as mais populares com gatos pretos: 

  • Gato persa: é conhecido pela pelagem comprida e focinho achatado. É muito amoroso, dócil e apegado aos tutores e tutoras;
  • Angorá: apesar de ser mais encontrado na pelagem branca, também existem gatos pretos. É mais conhecido por ser brincalhão e muito curioso; 
  • Maine Coon: além de gigante e peludo, o Maine Coon é muito inteligente, brincalhão e sociável; 
  • Bombaim: essa raça possui um grande representante nas telinhas: o Salem, o gato de O Mundo Sombrio de Sabrina. Eles são conhecidos por conta da pelagem bem escura e pela personalidade tranquila. 

Além das raças acima, existem diversos gatos vira-latas que conquistam o coração de qualquer pessoa com seus jeitinhos curiosos e exploradores. Tem para todos os gostos!

Gatinho preto deitado de barriga para cima em um tapete felpudo claro, com as patinhas no rosto e olhinhos fechados.

Por que ter um gato preto? 

Você sabia que a cor do gato pode influenciar na sua personalidade? Isso acontece porque a coloração da pelagem é definida pela genética e, assim, existem certas características que se repetem em gatos da mesma cor, mesmo que eles não tenham a mesma raça. Então, que tal saber alguns motivos para ter um gato preto? 

Em primeiro lugar, é importante dizer que esse felino é considerado mais introspectivo, manso e calmo, também costuma dormir a maior parte do dia. Por isso, não estranhe se ele preferir ficar deitado no sofá do que brincando pela casa.

Ele também costuma ser bem carinhoso, apesar de não ser tão apegado e gostar de ter um tempo para ficar sozinho e relaxar. Garantimos que o gato preto é o parceiro ideal para te acompanhar no home office e nas maratonas de séries e filmes. 

Além disso, temos mais um motivo especial para te fazer adotar um gato preto: entre todos os tipos de gatos, ele é o mais rejeitado pelas pessoas que procuram por um pet, justamente por conta da superstição infundada de que ele traz azar para a família. De acordo com estudos recentes¹, a taxa de adoção de gatos pretos é de apenas 10%. Enquanto isso, a taxa de eutanásia para felinos dessa cor é bastante alta, representando 76,4% do total de gatos.

Os abrigos estão cheios de felinos à procura de um lar carinhoso e seguro. Adote um gato preto e garanta um final feliz para ele. Pode ter certeza de que ele vai retribuir com muito amor e alegria para colorir seus dias! 

Que nomes posso dar para meu gato preto?

Se você se convenceu e quer seguir com a adoção de gato, já pode ir pensando em um nome para batizar os felinos. E é claro que a gente tem algumas dicas para oferecer! 

Muitos tutores e tutoras gostam de chamar seus pets por nomes que possuem relação com a sua cor. Existem diversos nomes para gatos pretos que podem combinar com seu amigo, começando por personagens felinos inesquecíveis, como Salem (de O Mundo Sombrio de Sabrina) e Félix (de O Gato Félix). 

Se você for do tipo que adora animais com nome de comida, também temos algumas sugestões, como: 

  • Café; 
  • Feijão; 
  • Chocolate; 
  • Cacau; 
  • Gergelim; 
  • Jabuticaba.

Mas não precisa parar por aí: existem diversos nomes criativos e incríveis que podem combinar com a aparência ou personalidade do seu gato. Clique aqui e confira outras sugestões que separamos para você! 

Gato preto com olhos esverdeados, olhando para foto, deitado em um tecido amarelo, com parede rosa ao fundo.

Como cuidar de um gato após a adoção?

Além do nome, é importante que você saiba como cuidar do felino para que ele viva com muita saúde e disposição. Assim como todo animal de estimação, ele precisa de alguns cuidados essenciais em todas as fases da vida: 

1. Mantenha as vacinas e medicações em dia

As vacinas são fundamentais para fortalecer o sistema imunológico, evitar doenças graves e aumentar a expectativa de vida do gato. Já os vermífugos, antipulgas e anticarrapaticidas ajudam a livrar o animal de parasitas que podem se alojar dentro e fora do seu corpo, provocando problemas de saúde graves.

2. Visite o veterinário regularmente

Com acompanhamento veterinário, é possível detectar complicações e doenças no estágio inicial, tornando o tratamento mais fácil e rápido. Além disso, as consultas são ótimas oportunidades para esclarecer dúvidas e obter todas as informações necessárias para cuidar do felino da melhor maneira possível.

3. Coloque telas de proteção na casa e proíba o acesso às ruas

Gatos não devem ter acesso às ruas sem supervisão e uso de guias e coleiras. Os passeios sem supervisão aumentam as chances do animal se envolver em brigas e acidentes fatais. Além disso, os gatos pretos estão mais suscetíveis a sofrer maus-tratos de pessoas preconceituosas.

Caso queira levar o felino para passear, vista-o com guia e coleira. Dê preferência para lugares calmos e que não possua outros animais que possam estressá-lo. 

4. Opte pela castração

A castração oferece diversos benefícios para a saúde do animal. Além de evitar a reprodução indesejada e reduzir o número de animais abandonados, a cirurgia previne doenças como infecção de urina, câncer de mama e de próstata. Os comportamentos agressivos, fugas e marcação de território também são minimizados. 

A castração pode ser feita ao longo de toda a vida do gato, mas é importante que ele esteja com a saúde em dia para realizar a operação. Clique aqui e tire todas as suas dúvidas sobre a castração! 

5. Cuide da higiene

Os gatos são conhecidos por se limparem sozinhos, mas não pense que você não precisa se preocupar com a higiene dele. A escovação diária é fundamental para retirar os fios mortos e manter a saúde do pelo.

Caso o felino tenha dificuldades para alcançar certas áreas do corpo ou passe por algum lugar muito sujo, também é necessário que você o limpe com água e produtos próprios para pet. Clique aqui e confira nossas dicas para facilitar o banho! 

6. Crie um ambiente gatificado

Aqui no site, a gente já explicou o que é a gatificação, mas não custa relembrar: é o processo de adaptar a casa para suprir as necessidades do gato, como brincar, se exercitar e exercer seus instintos naturais. 

Para isso, você pode instalar arranhadores para gatos e circuitos verticais na parede, além de oferecer brinquedos interativos, casinhas e nichos para ele descansar onde quiser. 

7. Ofereça uma alimentação balanceada e completa

A alimentação é um dos principais cuidados que você deve ter com o gato ou qualquer outro animal de estimação. Através de uma nutrição adequada, você garante o consumo de todos os nutrientes que o felino precisa para desenvolver e manter o bom funcionamento do organismo. 

E os alimentos WHISKAS® são ideais para cuidar do gato enquanto ele saboreia uma refeição deliciosa: nossas rações secas possuem prebióticos, que melhoram a digestão, ômega 6 e zinco, que cuidam da saúde dos pelos e pele. Além disso, elas contam com fibras naturais que auxiliam na eliminação de bolas de pelo e controle de minerais que mantêm a saúde do trato urinário. 

Já os sachês estimulam a alimentação através de um alimento macio e suculento. Por conter altos níveis de água em sua composição, a ração úmida também contribui para a hidratação e prevenção de doenças renais. 

Ambas as comidas são produzidas em conjunto com veterinários e nutricionistas do Instituto Waltham de Ciência e Cuidado Animal, uma das maiores autoridades mundiais em nutrição e cuidado animal. Confira os produtos em nosso site agora mesmo! 


Agora que você já sabe tudo sobre os gatos pretos, que tal saber mais sobre a adoção? Assim você pode se preparar para receber o felino em casa da melhor maneira possível. Acesse o site WHISKAS® e confira todas nossas dicas

¹ Referência: Carini, R.M.; Sinski, J.; Weber, J.D. Coat Color and Cat Outcomes in an Urban U.S. Shelter. Animals 2020, 10, 1720. https://doi.org/10.3390/ani10101720. 

 

Compre WHISKAS® a qualquer hora e em qualquer lugar

Procurando por produtos WHISKAS®?
Clique e confira nossas lojas parceiras